
Localizado em Joanópolis, próximo à represa, o Rancho foi concebido por Marcelo Hannud como um santuário para cavalos. Alexandre Hannud, seu filho, aprofundou-se no estudo da doma racional, abordagem que visa ao cuidado físico e emocional dos animais, favorecendo uma relação equilibrada com seres humanos. Esse manejo resulta em animais tranquilos, saudáveis e receptivos ao contato com visitantes.
A série documental sobre o Rancho Pedra Alta, foi um trabalho que envolveu pesquisa, desenvolvimento de conteúdo a partir de materiais específicos, elaboração de perfis fotográficos dos cavalos acompanhados de descrições sobre suas características individuais, e uma série de entrevistas com os profissionais responsáveis pelos
cuidados com os animais, como o ferreiro que integrou a equipe de cavalos brasileiros nas Olimpíadas de 2014, o médico veterinário, o cuidador, um cliente e Marcelo Hannud, que relatou a história de criação do Rancho. A relação afetiva da família e de amigos com os cavalos, aliada à afinidade com o conceito de doma racional, foi determinante para o desenvolvimento do projeto.



O Rancho Pedra Alta tem como propósito proporcionar condições de vida mais saudáveis para os cavalos. As baias foram construídas de forma a oferecer ampla visão aos animais, mantendo proteção e conforto. Possuem piso específico para preservar as articulações, sistema de escoamento de resíduos e, ao redor, piquetes plantados com espécies selecionadas de capim. A organização dos animais nos piquetes considera laços de convivência, mantendo juntos aqueles que demonstram maior afinidade. Dessa forma, passam a maior parte do dia soltos e pouco tempo confinados.

A série documental completa está disponível em:
Ficha técnica
- Direção: Caio Buni e Guilherme Sanches
- Fotografia: Bruno Zappa e Caio Buni
- Técnico de som: Guilherme Sanches
- Drone: Bruno Zappa
- Edição: Bruno Zappa